educação
Por Philippe Souchard, exclusivo para o Blog da RPG Souchard no Fisioterapia Manual.
A Reeducação Postural Global – RPG nasceu em 1980. É muito e é pouco. Muito, porque isso poderia fazer pensar que se trata de um método já ancião, em um mundo que evolui tão rápido. Pouco, porque 30 anos é o mínimo de tempo necessário para assentar uma reputação, que deve basear-se sobre uma constância de resultados clínicos, uma metodologia irrepreensível e a publicação de estudos científicos corroborando seus princípios.
Quantas técnicas, aduladas em um primeiro tempo, não tiveram mais do que um efeito de moda e desapareceram tão rápido quanto nasceram, criando ainda mais decepção do que o entusiasmo que suscitaram?
Mas, um grão revolucionário, como o de nosso método, nasce sempre em um terreno pouco propício a acolhê-lo. Seu enracinamento no mundo científico é um combate. A saída de seu primeiro broto já é uma vitória! E, em um país como o Brasil, onde o entusiasmo e o desejo de aprender dos fisioterapeutas é tão notável, isso suscitou imediatamente o interesse.
Entretanto, seja qual for o país, nossa profissão não pode seguir unicamente pulsões, “noblesse oblige”. Para que estas respondam duravelmente às esperanças de nossa profissão, numerosas condições são necessárias: uma implantação e um reconhecimento internacional, obras marcantes, uma equipe de docentes irrepreensível e constantemente atualizada. É preciso, mesmo, durante as formações, a presença do criador do método.
A Reeducação Postural Global – RPG deve, é claro, ser capaz de resolver os diferentes aspectos das patologias musculo-esqueléticas que afetam nossos pacientes e que são de nossa competência. Problemas de dores articulares ou musculares, deformações morfológicas, patologias pós-traumáticas ou neurológicas, distúrbios da coluna vertebral de origem profissional ou mesmo desportiva, perturbações de origem mecânica da respiração…
O campo de aplicação é