educação
1. Friedrich Froebel, nasceu em Oberweibach na região sudeste da Alemanha na Alemanha em 1782 e faleceu em 1852, filho de um pastor protestante, ficou órfão de mãe muito cedo, e, foi criado com certa aspereza pela sua madrasta.
Quando completou dez anos foi morar com seu tio materno, permanecendo com ele até os quatorze anos, viveu uma infância solitária, em que procurou aprender linguagem e matemática e a explorar as florestas perto do local onde morava.
Froebel é considerado o iniciador dos Jardins de Infância, os quais, para ele, deveriam ajudar os alunos a expressarem-se e a desenvolverem-se, baseando-se na auto-atividade.
Observar-se-á, também, o conceito que Froebel atribuiu à Educação, considerando-a como um processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana auto-consciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e a sociedade.
Pode-se afirmar, que uma das melhores idéias com que Froebel contribuiu para a Pedagogia Moderna foi a de que o homem é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo.
O homem é uma força e não uma mera esponja que absorve o conhecimento exterior. Com essa idéia ele mudou completamente o conceito tradicional do processo educacional, o que verificar-se-á nesta pesquisa.
2. Principais concepções educacionais: a educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança. o objetivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele. o verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas.
Para ele o desenvolvimento ocorre segundo etapas bem definidas: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade, todas elas igualmente importantes. na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial. os currículos das escolas devem basear-se nas atividades e interesses de cada fase