educação
A educação é a base fundamental de um processo de desenvolvimento. O processo de melhoria da qualidade do ensino passa, além de outros fatores ? como currículo da escola, o projeto político pedagógico, a participação de pais e da comunidade no processo pedagógico, a articulação da escola com a sociedade, novos paradigmas avaliativos, a utilização das novas tecnologias na educação, - pela formação dos professores.
Não basta apenas dotar as escolas com novas tecnologias, comprando equipamentos sofisticados e aumentando o espaço físico, sendo necessário formar e preparar o professor para que ele tire o melhor proveito destas tecnologias que estão à sua disposição em algumas escolas do século XXI.
Os sistemas educativos encontram-se submetidos a um conjunto de tensões, dado que se trata concretamente, de respeitar a diversidade dos indivíduos e dos humanos. Neste aspecto, a educação enfrenta enormes desafios neste século e, depara com uma grande transformação - que é a nova era do conhecimento, da reflexão de suas práticas e, de aprimoramento do seu fazer-pedagógico.
A educação deste século nos chama atenção para algumas necessárias metamorfoses, como: a mudança tecnológica, rápida difusão de novos padrões de organização da produção e da gestão, necessidade de mudanças nos paradigmas avaliativos educacionais, entre tantas outras reflexões emergentes.
Segundo Gohn, in FRIGOTTO, 2002:
"O conceito de educação é visto de forma ampliada; ele não se restringe aos processos de ensino-aprendizagem no interior das unidades escolares formais. Processos de aprendizagem e novas concepções emergem advindas de processos gerados no cotidiano do mundo da vida, dos processos interativos e comunicacionais dos homens e das mulheres, no dia-a-dia, para resolverem seus problemas de sobrevivência, criando um setor novo, da educação não-formal" (Gohn, 1999).
Assim, é