Protocolos TCP/IP
A ISO ( International Organization for Standardization ) foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma arquitetura padrão com o objetivo de facilitar o processo de interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes, assim em 1984 lançou o padrão modelo OSI. O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada. Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em 7 camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
Protocolos de comunicação :
Protocolo é o conjunto de regras sobre o modo como se dará a comunicação entre as partes envolvidas. Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si é necessário que todos os computadores adotem as mesmas regras para o envio e recebimento de informações. Este conjunto de regras é conhecido como protocolo de comunicação.Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois O protocolo TCP é formado por quatro camadas do modelo OSI, sendo elas : camada de transporte, camada de aplicação e camada de interface de rede, ele permite dar confibialidade à transferência de informação e verifica se a mesma foi bem recebida pelo computador receptor. Caso contrário, volta a enviar essa informação.
A informação trafega pela rede em forma de fragmentos chamados de datagramas, que contém um cabeçalho. Esse cabeçalho contém informações, tais como a porta de origem e a porta de destino da informação, o ACK, entre outras, de modo a manter a transferência de dados estável e confiável. O protocolo IP ( Internet Protocol- protocolo de inter-redes ) é o mais importante da pilha TCP/IP, tanto que junto com o TCP, dá nome a ela.