Educação
CENTRO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
PROFª. Drª: VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO
PRODUÇÃO TEXTUAL
“ETNOMATEMÁTICA”
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
A etnomatemática surgiu na década de 1970, depois do fracasso da Matemática Moderna com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, com a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Etno se refere à Etnia, isto é, a um grupo de pessoas de mesma cultura, língua própria, ritos próprios, etc., ou seja, características culturais bem delimitadas para que possamos caracterizá-los como um grupo diferenciado.
Etnomatemática é um programa de pesquisa em história e filosofia da matemática, com óbvias implicações pedagógicas. Para os antropólogos é a parte da etnologia de um grupo, para os educadores é um método educacional da matemática e para outros pesquisadores, como D’ Ambrosio e Gerdes é um subconjunto da Educação. “a construção do conceito etnomatemática” utiliza do termo “matemática materna”, numa associação com a “língua materna”, termo já consagrado pelos lingüistas, quando se referia aos conceitos matemáticos que os estudantes trazem para a escola, oriundos dos seus contextos sociais; conceitos estes construídos socialmente ou de origem antropológica.
Na concepção de Panoff-Perrina, a etnociência possui duas definições: a primeira diz que é o ramo de etnologia que se dedica a comparar os conceitos positivos das sociedades exóticas com os que as ciências formalizaram no quadro das disciplinas constituídas. A segunda definição é “toda e qualquer aplicação das disciplinas científicas ocidentais aos fenômenos naturais que são apreendidos de outra forma pelo pensamento indígena”. Ubiratan D’ Ambrosio, utilizou em 1985 pela primeira vez o termo etnomatemática, no seu livro: “Etnomathematics and its Place in the History of Mathematics”, o