Educação
LIBRAS ILUSTRADAS
MÃOS QUE FALAM
"Olhe o mundo com a coragem do cego, entenda as palavras com a atenção do surdo, fale com a mão e com os olhos, como fazem os mudos!"
Cazuza
[pic]
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Libras não é linguagem de sinais, não é gesto, não é mímica, Libras é uma língua, pois, possui todos os elementos lingüísticos necessário para ser considerada língua, ela é composta pelos níveis lingüísticos: fonológico, morfológico, sintático e o semântico, o que a difere das demais línguas é ser visual-espacial. Hoje ela e reconhecida legalmente como meio de comunicação dos surdos brasileiros devido a Lei de nº 10436, de 24 de Abril de 2002, art. 1º “É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos a ela associados”. Sendo ela uma língua ela é viva tem modificações, surgem novos sinais e para aprendê-la de fato, é necessário contato com surdos usuários da mesma. Conhecer alguns sinais soltos não é suficiente para garantir uma conversação ou uma interpretação em Libras é necessário conhecer sua estrutura gramatical. Nem todo surdo conhece a Libras, por isso esse minidicionário ilustrado foi elaborado pensando nessas pessoas, facilitando assim a compreensão dos sinais e que ela sirva de incentivo para ouvintes começarem a aprender Libras. Esse minidicionário ilustrado foi elaborado com os sinais retirados da apostila “Curso Básico de Libras”, ilustrado por Judy Esminger, disponível em www.apilms.org.
Informações Técnicas
1 LIBRAS As LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda