Educação
Aula-tema 06: A Pesquisa. Caracterização e Procedimentos.
A autora Azevedo (2010), por sua experiência na docência e supervisão de estágio em Psicologia, percebeu que, ao fazer o atendimento de forma tradicional, a criança que manifestava dificuldades de aprendizagem obtinha resultados que poderiam até trazer algum benefício para a vida dela e seu relacionamento com a família, mas pouco se refletiam na realidade escolar da mesma. Isto porque as intervenções realizadas dirigiam-se à criança e sua psicopatologia, deixando em segundo plano as características ambientais, socioculturais, escolares, as condições de aprendizagem da criança e seu contexto familiar.
Desta forma, propôs uma pesquisa que teve como objetivo principal o desenvolvimento integral de crianças que eram atendidas pelo Serviço de Psicologia Aplicada, uma vez que, como estratégia, utilizou o jogo infantil e a observação lúdica como meio para o diagnóstico e intervenção das dificuldades escolares apresentadas, procurando integrar aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e de linguagem, além de interagir com a família e a escola.
Desta forma, a pesquisa realizada caracterizou-se como qualitativa por basear-se em princípios que levavam em conta a descrição e a interpretação dos dados por seu autor. Foi delineada como estudo de caso por realizar uma investigação descritiva de uma dada realidade, uma vez que, mesmo baseando-se em pressupostos teóricos, visava a descoberta, enfatizava a interpretação dentro de um contexto e retratava a realidade de forma completa e profunda. Utilizou como principais instrumentos, para a coleta dos dados, a observação, a entrevista, o questionário, o formulário, e seus relatos foram escritos em uma linguagem e uma forma mais acessível do que o de outras pesquisas.
Participaram da pesquisa realizada por Azevedo (2010) dois grupos de sujeitos: o Grupo A, composto por "três crianças atendidas em diagnóstico interventivo em uma Brinquedoteca