educação
PROF. ANA VITAL cursomagisterio@yahoo.com.br www.concursovirtual.com.br
O referido tema "Avaliação na Educação Infantil" é um assunto polêmico, pois outrora o enfoque dado á Educação Infantil era mais voltado ao assistencialismo com a finalidade de cuidados básicos principalmente para crianças de baixa renda, mas com o passar do tempo surge uma nova visão sobre a infância, para Snyderes, 1984. A visão da criança que se criou neste contexto por parte do adulto que mantinham sobre os pequenos um jogo inquestionável que crescia à medida que eles iam sendo isolados do processo de produção. Com visão da situação acima, todas as crianças tem o direito, de estar na sala de aula, e o educador tem que avaliar a criança em um todo considerando os seus conhecimentos prévios e culturais.
Art. 2° A educação é direito de todos.
Art. 3° o direito à educação é assegurado pela instituição de um sistema nacional de educação mantido pelo poder publico, gratuito em todos os níveis, abertos a acessível a todos os brasileiros, titulo 11, do direto à educação: 43.
Por isso, todas as crianças têm capacidade para desenvolver suas habilidades, e o professor tem que ser o mediador para contribuir na sua formação com o sujeito critico pensante.
"Fica claro que o professor não e um transmissor de um conhecimento, e sim aquele que prepara as melhores condições para que sua construção se efetue." (Moretto, 2005: 38).
O tema avaliação tem sido discutido há muito tempo e num primeiro momento essa avaliação foi vista como atividade de controle que visava selecionar e, portanto, incluir alguns e excluir outros.
Por isso avaliar e muito importante, porque o educador não tem que usar esse processo como uma arma e sim tem que saber medir o conhecimento do aluno; observando onde estão suas dificuldades e tentar ajudá-lo. Hoje vemos a avaliação na educação infantil ganhando novos rumos. Pesquisadores e estudiosos tem percebido a necessidade de