Educação
As preferências de seu filho são um sinal de que ele está construindo um senso de autonomia e quer expressar sua individualidade.
Claro, isso pode ser embaraçoso quando ele usa a mesma camisa roxa todos os dias. "Quando a roupa ficar visivelmente suja, peça ajuda para lavar e, enquanto vocês esperam secar, conversem sobre a importância da limpeza." Defina limites básicos e tente manter o bom humor: as combinações esquisitas do seu pequeno renderão boas fotos. Movimento sonolento
Que pais não deram um suspiro de alívio ao assistir o bebê deles pegar no sono no banco traseiro do carro? Mas algumas mães e pais caem na armadilha de usar movimentos para fazer seus jovens filhos cochilarem toda noite. “Se a criança sempre dorme em movimento – em balanços ou carros – ela provavelmente não tem o sono mais profundo e restaurativo, devido à estimulação do movimento”, diz Weissbluth. Ele compara o sono induzido por movimento ao tipo de soneca que o adulto pode tirar enquanto voa em um avião.
Solução: Use movimentos para acalmar, não para ninar.
Crianças mais velhas podem ter uma luz leve, para espantar os medos, mas nada de entretenimento na hora de dormir. Pense bem antes de permitir TV ou computador no quarto do pequeno. Mesmo crianças que adormecem com o DVD favorito perdem meia hora preciosa de sono – uma perda que pode afetar o humor e comportamento durante o dia. É mais fácil manter eletrônicos fora do quarto e negociar a questão cada noite.
Independentemente da idade de seu filho, a chave é ter uma série premeditada de passos – ou o que Spivack chama de “sinais do sono” – que ajudam-no a se acalmar. Isso pode significar simplesmente colocar o pijama e se aconchegar; ou tomar banho, ler, cantar canções de ninar e até orar.
Sua criança faz 2 anos e você quer