Educação
COMÉDIAS DA VIDA ESCOLAR
COMÉDIAS DA VIDA ESCOLAR
Por: José Claudio Höfling Filho
Vocês já assistiram as “Comédias da Vida Privada”? Aquela famosa séria televisiva do autor Luis Fernando Veríssimo em que o cotidiano familiar e profissional chocam-se em bem humoradas histórias.
Pois bem, aproveito a oportunidade para abrir neste blog (guardada as devidas proporções) uma nova série de relatos e curiosidades do mundo da Educação Física denominada “Comédias da Vida Escolar” com o episódio intitulado: Resistência pedagógica e falso moralismo familiar.
É praticamente imensurável a quantidade de pais e familiares que se auto intitulam “conhecedores profundos da vida escolar de seus filhos” e mais: “conhecedores profundos de todo o processo pedagógico escolar de seus filhos”.
Tenho a (in)satisfação de vivenciar diariamente (e acredito que milhares de outros profissionais da Educação também) de eventos e ocorrências de pais e familiares dentro da Escola. De pais que adentram alcoolizados, raivosos, descontrolados ou inquietos com as condições ou situações em que seus filhos estão ou foram expostos, para pais participativos, cooperativos e preocupados com o bom andamento e a conjuntura escolar em que seus filhos estão inseridos.
Mas é no quesito “cobranças” que os pais se consagram campeões no cotidiano escolar. Cobrar menos tarefas para seus filhos (acreditem, isso é muito comum) ou solicitar uma atitude menos controladora e autoritária dos professores ou da Escola para que seus filhos possam produzir mais é alguns dos mais variados acontecimentos que presenciamos. Pais que jamais frequentaram uma reunião escolar (muitos só vem à Escola para fazer a matrícula) só adentram novamente para tratar de assuntos comportamentais de seus filhos (que geralmente ou diariamente resistem aos padrões mínimos de civilidade dentro da Escola).
Muitos deles insistem que seus filhos são perseguidos ou que tais atitudes negativas