Educação
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LETRAMENTO E SUAS CONCEPÇÕES.
Com a evolução dos seres humanos, as práticas pedagógicas sofreram transformações porque em cada época histórica era necessário um tipo de prática educativa que correspondesse a um modelo de cidadão necessário para a sociedade.
É inegável que a escrita é o núcleo da nossa vida cotidiana, apesar disso existem pessoas que não a possuem. O primeiro capitulo do livro: Letramento e escrita, que tem como título Letramento, alfabetização e escrita tem por objetivo a discussão dos modelos de letramento e como os indivíduos sem o domínio da escrita conseguem conviver em sociedade.
O conceito de Letramento é a idéia de inserção dos indivíduos e dos grupos em prática sócio-históricas, que integram de forma direta ou indireta da escrita. São pessoas que mesmo não alfabetizadas convivem em sociedade, ou seja, fazem compras, locomovem por meio de ônibus ou metrô, sabem diferenciar o valor do dinheiro. Esse conceito surgiu em 1980 e considera que as crianças quando ingressam na vida escolar já são letradas, ou seja, tudo o que a criança traz consigo de sua casa é uma forma de letramento e como isso interagi na sua concepção de mundo e influência na sua forma de escrita.
Os diferentes tipos de letramento existem vários modelos, mas citarei dois:
Modelo Autônomo – Consiste que o individuo alfabetizado é o letrado, ou seja, nesse modelo de letramento somente a criança alfabetizada é letrada. Como enfatiza a autora:
[...]para estabelecer uma diferença entre os indivíduos e os grupos letrados e não letrados (pré-letrados) o modelo autônomo utiliza a alfabetização como critério. (CAPRISTANO, 2010, p.16)
Modelo Ideológico – compreende uma dimensão mais ampla, neste modelo a escrita a escrita é vista como um processo e o entendimento de um texto dependem