Educação
Vol. , Nº. 0, Ano [ 2012 ] [ autor ]
Ivana Ap. Ribeiro Canata
Ir-canata@uol.com.br
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÀS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS nas instituições de ensino.
ResuMO
Na extensão cultural da tendência globalizadora desponta as incoerências e as ambivalências de que surgem novos desafios para a educação. Se crermos que ela deve convir a um projeto de ser humano e de sociedade, teremos que aplicar suas possibilidades e encarar riscos educando pessoas que possam reorientá-la. Educar para a vida é educar as pessoas para um mundo competitivo, injusto, extremamente dinâmico e também repleto de oportunidades. A educação observa-se forçada a repensar suas metas e revisar seus conteúdos. Por isso, em decorrência de uma sociedade capitalista, onde tudo se baseia em ter, comprar, possuir; o consumismo tornou-se algo natural na vida das pessoas. Este artigo vem apontar a importância de uma educação financeira iniciada desde cedo em crianças, para que na adolescência, o nível de dificuldade financeira seja amenizado e consequentemente para que se possa ter uma saúde financeira na idade adulta, para isso as instituições de ensino poderão oferecer aos docentes uma capacitação nessa área. Sendo que esta consciência financeira permitirá que o consumo seja feito de maneira a respeitar o meio ambiente, a sociedade, a moral e a ética.
Palavras-Chave: Globalização, economia, qualidade, educação, finanças. abstract Keywords:
Introdução *
Em face à notória tendência capitalista acontecendo nos tempos modernos, vemos as campanhas de marketing invadindo os lares dos brasileiros, despertando um apelo consumista dirigido a todas as categorias e classes sociais de nosso país.
Nesse momento que se faz necessária a conscientização das nossas crianças, adolescentes e jovens; principalmente, os adultos, principalmente dos jovens em formação, no sentido de prepará-los pra enfrentar essa “bolha de consumismo” de maneira que