Financiamento coletivo de jogos eletrônicos
Crowdfunding, ou financiamento coletivo, é o ato de utilizar o público como financiador de um projeto ou causa. Seu conceito não é algo recente, é comum ver partidos políticos recorrerem aos seus simpatizantes como forma de levantar capital para uma campanha eleitoral ou ONGs apelarem para o povo a fim de conseguir dinheiro para vítimas de desastres; mas nos últimos anos esse movimento chegou à internet para auxiliar artistas independentes e startups a levantarem fundos para seus projetos, sejam eles relacionados à música, cinema, artesanato ou, é claro, vídeo games.
Como funciona?
Existem diversas formas de fazer com que o público se engaje num projeto de forma que, ocasionalmente, contribuam financeiramente para ele. As ferramentas disponíveis para os desenvolvedores vão desde utilizar-se de boca-a-boca nas redes sociais a sites especializados em promover campanhas de crowdfunding, sendo o principal deles o
Kickstarter.
Para publicar seu projeto no Kickstarter um desenvolvedor só precisa estipular a quantidade de dinheiro que necessita para realizá-lo, e então um contador (que pode ir de um há até 60 dias) começará sua contagem regressiva. Se no fim do prazo pré- estabelecido a meta financeira for alcançada, ou por ventura ultrapassada, o dinheiro é repassado para o desenvolvedor. Caso a quantia não seja levantada, todo o dinheiro é devolvido para os backers, que são as pessoas que apoiaram o projeto, e seu idealizador não recebe nenhum centavo sequer.
Ao cogitar iniciar uma