Artigo
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
CURSO DE PEDAGOGIA
MESTRADO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
LINHA DE PESQUISA: COMUNIDADES VIRTUAIS
Ensino online: trilhando novas possibilidades pedagógicas mediadas pelos jogos eletrônicos Lynn Alves
Salvador, janeiro de 2003
Ensino online: trilhando novas possibilidades pedagógicas mediadas pelos jogos
[1]
eletrônicos
Palavras-chave: Educação a distância – Ensino online - Interatividade – Jogos
Eletrônicos
Resumo: Este projeto de pesquisa visa investigar as possibilidades de aprendizagem que emergem mediante a interação com os jogos eletrônicos, concebendo-os como novos espaços de aprendizagem. Dentro desta perspectiva, iremos construir um projeto de um ambiente de EAD que apresente a lógica dos jogos eletrônicos, isto é, espaços que rompam com a linearidade, instaurando uma lógica hipertextual, com um nível de interatividade que possibilite a negociação contínua e o intercâmbio dos saberes, nos aproximando assim dos desejos e interesses que mobilizam a “geração net”.
Introdução e Justificativa
A crescente demanda pela busca de formação continuada na sociedade contemporânea vem provocando o crescimento de cursos em nível de graduação, extensão e pós-graduação a distância, mediados pelos suportes telemáticos.
Contudo, uma rápida análise dos cursos online é suficiente para constatar uma mera transposição do que vem sendo feito nas práticas presenciais para a WEB,[2] sinalizando, assim, uma dificuldade em interagir com a lógica instaurada nestes espaços de aprendizagem. Pensar em cursos a distância mediados pela rede significa interagir com uma “cultura de simulação” (Turkle) presente nos modelos computacionais e, de forma mais intensa, nos jogos eletrônicos, que possibilitam a emergência de um pensamento heterárquico, que envolve negociações e intercâmbios contínuos entre pessoas com diferentes estilos cognitivos e emocionais. Imersos