Educação
E.M.O., 30 anos, atualmente cursando a primeira série do Ensino Médio, através de supletivo de um Centro Integrado de Educação do Trabalhador na cidade de Águas Lindas de Goiás - GO. Segundo relato da professora ela chegou naquela unidade de ensino com os seguintes dados:
- A aluna citada iniciou vida escolar aos seis anos, quando foi matriculada na Pré-Escola de uma Instituição Pública Municipal, permanecendo até meados da terceira série do ensino fundamental, quando ocorreu a primeira desistência.
Vinda de uma família de dez irmãos sendo que ela nasceu após o oitavo filho homem. Esta família possui três pessoas ainda analfabetas.
Questionada sobre os possíveis motivos que a levaram à desistência, ela relatou que não observou nenhum tipo de vontade e disposição dos professores em ajudá-la. Os professores apenas cobravam muito lhe apontando somente os erros. Com isso perdeu o gosto pela escola, ficando fora dela por oito anos. Quando completou 18 anos resolveu por conta própria, terminar a terceira e quarta série para então iniciar a quinta série. Conseguiu terminar estas duas séries com bastante dificuldade no sistema de supletivo gratuito, oferecido pela prefeitura municipal. Segundo E.M.O., sempre teve muita dificuldade em escrever e falar certas palavras, o que, mais uma vez fez com que não seguisse seus estudos. A classe do supletivo era muito diversificada e os professores não atendiam individualmente os alunos. Cada aluno tinha um problema e uma idade diferente, além do grande número de alunos numa mesma sala. Voltou a estudar em agosto de 2003, através do programa de uma empresa do bairro onde reside que oferece educação aos seus funcionários e (quinze) vagas para os familiares destes mesmos funcionários. Dentre estas quinze vagas oferecidas E.M.O., conseguiu se matricular na quinta série. Foi quando encontrou essa professora que