Volencia
Introdução
Os tipos de violência
A violência divide-se em três tipos:
Violência Física: consiste basicamente no uso da força com o objetivo de magoar, e deixa ou não marcas evidentes. São comuns murros e chapadas, agressões com diversos objetos e queimaduras por objetos ou líquidos quentes.
Violência psicológica ou a Agressão Emocional: às vezes é igual ou mais prejudicial que a física. São caracterizadas pela rejeição, discriminação, humilhação e desrespeito exagerados. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes profundas para toda a vida.
Violência Verbal: está diretamente relacionada com a violência psicológica. Alguns agressores verbais dirigem os seus insultos contra outros membros da família, principalmente em momentos em que estes estão na presença de estranhos.
Violência Infantil
Violência Física é a agressão mais comum, sendo que alguns agressores chegam a amarrar as crianças com cordas ou correntes e espancá-los com objetos como cinto, vassoura, panelas, martelos, etc.
Ela engloba ainda outros atos de verdadeiro sadismo, como por exemplo, queimaduras com pontas de cigarro, água a ferver, privação de comida e água, etc.
A atitude de agredir, covardemente prevalecida da maior força física dos pais pode resultar em severos traumatismos. São casos onde adultos que batem com a cabeça ou atiram as crianças contra a parede. Muitas vezes essas atrocidades levam à morte.
A violência doméstica costuma causar também sérios danos emocionais. Normalmente é na infância que são moldadas grande parte das características efetivas e de personalidade que a criança carregará para a vida adulta, normalmente gerando um ciclo vicioso, pois a criança agredida é tendenciosa de na vida adulta ter o mesmo caráter agressivo aos dos pais.
Entidade de apoio
O Conselheiro Tutelar tem um papel importantíssimo, além de auxiliar os menores garantindo seus direitos deve dar atenção e