Educação
Sarney, Democracia com mascara (Presidente)
Nascido na cidade de Pinheiro, estado do Maranhão, em 24 de abril de 1930, Elegeu-se suplente de deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD). 15 de março de 1985, durante a cerimônia presidencial de posse, Tancredo Neves se encontravam bastante enfermo. José Sarney assumiu o cargo interinamente e no dia 21 de abril de 1984. A discussão sobre quem iria governar a nova republica, teve um ingrediente militar (O Ministro do Exército, general Leônidas Pires Gonçalves) Convocado pela câmara dos Deputados comandado por Ulysses Guimarães, para um encontro politico. Consultado, O general Leônidas, apoiou o Sarney. Assim tornando-se presidente.
O governo do presidente Sarney foi marcado, sobretudo, por duas grandes tarefas que se impunham ao país: reconstruir a democracia e enfrentar a crise inflacionária O governo do presidente Sarney foi marcado, sobretudo, por duas grandes tarefas que se impunham ao país: reconstruir a democracia e enfrentar a crise inflacionária O governo do presidente Sarney foi marcado, sobretudo, por duas grandes tarefas que se impunham ao país: reconstruir a democracia e enfrentar a crise inflacionária (Que se intitulava “Diretas já”).
Os interesses das Forças Armadas terminaram sempre por prevalecer. Espanha e Grécia são os únicos exemplos de tentativas bem sucedidas de se estabelecer um controle civil democrático sobre os militares. Contudo, o fato de que somente esses dois milagres tenham ocorrido, demonstra quão espinhosas continuam sendo as relações civil-militares durante o processo de transição do autoritarismo para a democracia.
Durante o processo de transição, faz-se necessário reconciliar as forças democráticas com as não democráticas. Portanto, o