Educação
CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
MÓDULO: PARADIGMAS E TEORIAS DA EDUCAÇÃO
TUTOR: OSCAR BARRIOS RIOS
ALUNA: ROSANA ORSI
O que você acha que deve ser feito para diminuir a distância entre a teoria e a prática educativa?
Através das leituras e até mesmo do mestrado o mesmo vem mostrando que a sociedade atual exige, necessariamente, uma educação comprometida com mudanças e transformações sociais. Nessa sociedade contemporânea, encontra-se uma educação que, por ser social e historicamente construída pelo homem, necessita – essencialmente – do desenvolvimento de uma linguagem múltipla, possibilitando a interação de toda a diversidade, que compreende, assim, os desafios que constituem a formação profissional do educador. Esta formação se constitui em um processo que implica uma reflexão permanente sobre a natureza, os objetivos e as lógicas que constituem a concepção de educador enquanto sujeito que transforma e ao mesmo tempo é transformado pelas próprias contingências da profissão.
Assim sendo, acredito que o fator importante para diminuir a distância entre a teoria e a prática é o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a relação necessária entre as mesmas, seria o diferencial que conduziria tal relação à uma nova práxis. Portanto, aqui reforço a importância do exercício da docência, enquanto ação transformadora que se renova tanto na teoria quanto na prática, requer necessariamente o desenvolvimento dessa consciência crítica. E neste sentido, pode-se dizer que o exercício da ação docente requer preparo. Preparo que não se esgota nos cursos de formação, mas, para o qual há uma contribuição específica enquanto formação teórica (em que a unidade teoria e prática são fundamentais) para a práxis transformadora.
Pode-se então perceber que, a visível falta de unidade entre os saberes docentes, geram uma prática pedagógica frágil, que é não crítica e que, conseqüentemente, não transforma, não constrói, mas sim,