Educação
Joan Miró – O Jardim (1977)
Disciplina: Artes Performativas
Lisboa, 05 de Maio de 2011
Índice Introdução Objectivos Enquadramento teórico Biografia de Joan Miró O Ensino artístico na educação Metodologia Publico alvo
Resultados Conclusão Bibliografia Anexos
1 - Introdução
Joan Miró é um artista integrante do movimento surrealista, foi pintor e escultor, foi um criador de formas, figuras coloridas, imaginárias que o identificam por um léxico composto por manchas, pontos e linhas carregados de um intenso cromatismo que acompanha toda a sua obra.
A escolha de uma obra de Joan Miró, para esta actividade deveu-se ao facto do colorido, da espontaneidade das figuras que a compõem e a sua beleza, levando os alunos a um ambiente mágico e a um encantamento e em simultâneo um estranhamento, pois pode-se realizar diversas COISAS de diferentes formas.
Este Trabalho tem como objectivo incidir e reforçar conteúdos já abordados, como as figuras geométricas e as cores (primárias, secundarias e terciárias) e proporcionar uma oportunidade de reflexão, com base na obra apresentada, “O Jardim”, de Joan Miró.
Cabe ao professor, assim, direccionar para a base de conhecimento científico e pedagógico dos conteúdos, gerir e aplicar este projecto.
Este projecto tem a duração de duas aulas, em que a primeira irão ser abordados os conteúdos e na segunda os alunos irão proceder à criação das suas composições.
Enquadramento teórico Biografia de Joan Miró
Joan Miró nasceu em na Espanha, na cidade de Barcelona a 20 de Abril de 1893. Apesar da insistência do seu pai em vê-lo graduado e tendo frequentado uma escola comercial, ele não completou os estudos. Durante dois anos trabalhou num escritório por dois anos até sofrer um esgotamento nervoso.
Durante a sua vida viveu praticamente entre Espanha (Barcelona, Maiorca) e França (Paris).
Em 1912, os seus pais consentiram que ingressasse