EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA NAS REDES SOCIAIS, SOB UMA PERSPECTIVA FERRAMENTA DE ENSINO
EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA NAS REDES SOCIAIS, SOB UMA PERSPECTIVA FERRAMENTA DE ENSINO.
Artigo Cientifico apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista Curso de Pós-graduação em Metodologias e Gestão para EaD.
CAMPO GRANDE - MS
2012
RESUMO
A educação à distância, sob a perspectiva econômica de gestão, apresenta além de infra-estrutura tecnológica, um programa eficiente, dinâmico e apropriado às demandas de atendimento dos clientes externos e internos de uma Instituição de Ensino. As redes sociais são a inovação que vem agregando tecnologia, conhecimentos e indivíduos, como uma rede de geração de informação e aproximação de grupos de interesses diversos. A educação ganha mais uma ferramenta que fomenta o acesso à informação e aprendizagem, com práticas pedagógicas informais e que atingem um grande público que não pára de crescer.
No presente artigo serão abordados os fundamentos teóricos, políticos e excelência da educação à distância, considerando a Teoria da Comunicação e Interação, que enfatizam a interação e a comunicação como aspectos fundamentais no conceito de educação à distância como uma conversa didática guiada, utilizando como base os conceitos de comunicação não contínua, implicação emocional e auto-estudo, conforme Holmberg. Assim, sintetizam-se os fundamentos teóricos e sociais sobre a produção do conteúdo didático e uso de novas tecnologias nos meios de comunicação e interação na EaD.
As redes sociais, como um modo de aprendizagem possibilitam aprendizagens sociais, ponderando como ferramenta capaz de fomento da criatividade, participação no desenvolvimento de informações e novas idéias, através da forma autodidata autônoma do indivíduo.
Palavras-chave: Educação à distância. Educação tecnológica. Rede social digital.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo abordará a