Educação, ética e política em Aristoteles
ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARISTÓTELES
A educação, sem dúvida nenhuma, é um tema de grande importância para a vida humana. Ela significa uma necessidade do humano em realizar-se, pois, o indivíduo não nasce pronto, num mundo acabado; ele se forma, se constitui num mundo que, por sua vez, encontra-se em constante construção. Dessa maneira, a educação é uma arte humana que visa formar esse indivíduo, de torná-lo sujeito cognitivo, moral e sociável. Inerente ao tema da educação está a questão que se refere ao que podemos denominar de ação pedagógica, uma ação que consiga abarcar a necessidade de uma instrução, mas, ao mesmo tempo, valorizando a criatividade individual, uma criatividade não isolada, mas, ao contrário, que visa inserir o indivíduo no mundo social. Estamos assim, falando de uma educação nos moldes da antiguidade clássica. Esta educação foi chamada de Paidéia1, que consistia no processo de formação integral do indivíduo para a vida coletiva.
Nas inúmeras concepções de pedagogia, a ação educativa sempre se apresentou como um tema em aberto, pois se sabe da necessidade da educação na formação do indivíduo, mas não se sabe qual a melhor ação pedagógica para se chegar a uma boa formação.
Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídia, no ano de 384 a.C., foi professor e fundador de uma escola, Liceu. Mas, sua teoria sobre a