Aristóteles
Um grande filosofo grego, filho de Nicômaco, amigo e médico do rei da Macedônia, nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia no ano de 384 a.c, não seguiu o pai e o tio que eram médicos, conforme suas últimas 10 gerações. Aos 18 anos foi para Atenas e ingressou na academia platônica, pelo gosto a biologia e filosofia, onde ficou por vinte anos até a morte do Mestre Platão. Em 343 a.c. foi convidado pelo Rei Filipe para a corte de Macedônia, onde ficou 3 anos até a famosa expedição asiática na qual teve êxito na sua missão educativo – politica.
De volta a Atenas 13 anos depois da morte de Platão, Aristóteles fundou a sua escola perto do templo de Apolo Licio, colocando o nome da sua escola de LICEU, chamada de peripatética devido ao costume de dar lições.
Foi acusado de ateísmo pelos atenienses, prevenindo-se, mudou-se voluntariamente para Eubéia, faleceu após enfermidade no ano de 322 a.c. com pouco mais de 62 anos de idade.
Aristóteles foi um homem de cultura, estudo, pesquisas, pensamento, que se foi isolando da vida prática, social e politica, para se dedicar à investigação científica. A atividade literária de Aristóteles foi vasta e intensa, como sua cultura e gênio.
Sendo classificadas suas obras doutrinais como:
• Escritos lógicos;
• Escritos sobre a física;
• Escritos metafísicos;
• Escritos morais e políticos;
• Escritos retóricos e poéticos.
Segundo Aristóteles a filosofia é essencialmente teorética, na qual deveria decifrar o enigma do universo, seu problema fundamental é o problema do ser e não o problema da vida, objeto da própria filosofia, dividida em prática e poética abrangendo todo o saber humano e racional.
Partindo do mesmo principio de Platão, Aristóteles construiu um sistema inteiramente original, tendo como caracteres desta grande síntese a observação fiel da natureza, rigor no método, unidade do conjunto.
É difícil descrever uma justa medida dos valores de Aristóteles, pois sua influencia é exercida