RESENHA CRÍTICA
Na publicação, contendo ao todo 8 páginas, em consonância com o tema, o autor busca abordar as etapas da implantação do processo de Administração Estratégica e esclarecer aspectos fundamentais do relacionamento entre os conceitos de visão e gestão na implementação do planejamento estratégico.
O autor inicia o texto abordando o conceito de Planejamento Estratégico e o crescimento da sua importância dada pelos gestores na atualidade, boa parte motivada pela velocidade da mudança das variáveis no ambiente externo das organizações em seus diversos aspectos: econômico, social, político e tecnológico. Aborda, também, a sua progressiva substituição ao conceito de Planejamento a Longo Prazo, adotado pelas organizações nos anos 50, bem como as razões para esta mudança. Neste sentido, o autor elenca o pensar de alguns defensores do Planejamento Estratégico, tais como Igor Ansoff e Philip Kotler, dentre outros, além de esclarecer conceitos e mitos sobre este assunto e abordar a interação da organização com o ambiente.
Em seguida, o autor procura demonstrar a necessidade de existir no planejamento das organizações a preocupação com os acontecimentos que poderão existir no futuro e seus impactos. Um planejamento que projete as ações futuras da organização e estratégias para o seu sucesso diante das várias possibilidades que