agua
Segundo os últimos dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), são cada vez mais os jovens que sofrem do problema de excesso de peso. A obesidade é um problema que afeta qualquer tipo de pessoa e em qualquer idade, no entanto devido ao tipo de vida que hoje em dia os jovens levam, é cada vez mais comum ver (principalmente nos Estados Unidos e nos países Europeus), jovens a sofrer de obesidade na adolescência.
Este problema além de afetar todo o sistema de saúde do adolescente, vai ainda danificar um dos pontos mais fortes e mais importantes para a criação de um ser adulto com força para aguentar a vida: a autoestima. Um jovem que sofre deste tipo de problema vai ter uma autoestima realmente baixa, com grandes dificuldades em fazer amizades ou manter a socialização a um nível que seja saudável, fazendo assim com que a vida adulta seja muito mais complicada de gerir, com a solidão e a falta de contatos a trazer-lhe inúmeros problemas.
As crianças passam 3 horas na escola e 5 horas em frente à TV, o filme, o desenho sonha e vive por nossas crianças. A exposição excessiva a publicidades de alimento industrializadas aumenta em 134% o consumo. E adquirindo estes hábitos alimentares na infância a criança terá este hábito para sempre.
Outra causa para a obesidade é o exemplo que se tem em casa: quando pai e mãe são obesos, a chance de seus filhos serem igualmente obesos é de 80%. Quando só um dos pais sofre de obesidade, a chance de o filho ser obeso cai para 50%. Agora, se os pais têm peso normal, a probabilidade de seus filhos tornarem-se obesos é menor que 10%.
A vida dos jovens é caracterizada por excessos, em todos os sentidos, inclusive na comida. Os jovens passam largas horas fora de casa, muitas vezes com várias refeições feitas na rua, por isso o recurso a comidas “de plástico”, os doces, bolachas e refrigerantes (uma lata de "Coca-Cola" tem 37g de açúcar), terão como principal função a acumulação de gordura em excesso em