medidas
Campus – Barreiros
Curso: Licenciatura em Química I período
Professor: Janaelson
QUÍMICA EXPERIMENTAL I
Barreiros-PE
(2012)
Introdução
A massa é a quantidade de matéria existente num corpo que pode ser expressa em unidades como: miligrama, grama, quilograma, ou tonelada. Para medir a massa podemos usar a balança que é um instrumental de essencial importância.
Existe vários tipos de balança entre elas a balança analítica que é muito utilizada em laboratório para obter massas com alta precisão nos resultados que é justamente o grau de precisão na hora da pesagem e a balança semi-analítica que pesa com precisão até 0,001g.
Objetivo
Desenvolver a medida de calcular a quantidade do reagente a ser obtido, manuseando corretamente as balanças com presteza e eficácia chegando a uma determinada solução.
Métodos
Para trabalhar com a balança exige muitos cuidados, antes de ser manuseada devemos limpar para que não haja nenhuma alteração, observar a voltagem e verificar a capacidade máxima que a mesma suporta, só assim poderemos ligar, logo em seguida, calibra e coloca o vidro do relógio antes de iniciar a pesagem deve verificar o nivelamento da balança, observando através de um nível em forma de bolha, cujo o nivelamento é conseguido, girando-se bases localizada na parte frontal do instrumento, faz-se a tara para que não influencie na pesagem por conta do vidro do relógio e depois começa pesagem com uma espátula pega a química cloreto de sódio( NaCl) e coloca no centro do recipiente, o operador não deve se apoiar na mesa em que a balança está colocada pois pode haver alteração, após a pesagem, a balança deve ser zerada e removido os resíduos que tenha caído no seu interior.
Material
Espátula
Balança analítica e semi-analítica
Vidro de relógio
Reagente
Cloreto de sódio (NaCl)
Resultado
Na balança analítica a presição a ser obtida era de P1 = 0.30g de nacl, porem chegamos a um