educação e trabalho
2- O fordismo, visto como modo de produção, combina a administração científica - gerência racional do trabalho - ao uso de novas tecnologias representadas pela linha de montagem e pela padronização das peças, aliados a um sistema de remuneração mais agressivo, oferecendo salários acima da média de mercado e um conjunto de benefícios que não são oferecidos até essa ocasião. O trabalho torna-se extremamente parcelado e ocorre a transferência da dimensão intelectual deste para os profissionais técnicos e a gerência. Estas transformações engendram um processo produtivo altamente verticalizado, bastante homogêneo, tendo por fim a produção de mercadorias em massa.
3- a- regime de acumulação: produção em massa, crescente poder aquisitivo dos trabalhadores estabilidade de taxas de lucros. b- modo de regulação: legislação sobre o salário mínimo, previdência social que leve os trabalhadores a se manter como consumidora, eissão de moeda controlada pelo banco central.
4-De acordo com Lipietz “o ‘compromisso fordista’ realizava a conexão entre produção de massa crescente e consumo de massa crescente. Foi recebido pelo mundo inteiro no desfecho da guerra como o