educação e sua relação de trabalho
Wilson Maia Júnior
RESUMO:
A educação é algo indiscutível para vida humana. Em suas variantes pelo tempo e por sistemas políticos, analisamos suas mudanças. Percebemos que a escola enquanto instituição, não é provedora da cidadania e inclusão social, mas uma instituição excludente que garante a reprodução das relações sociais existente, de forma acrítica e violenta e padroniza os valores morais.
Palavra-Chave: Educação, sociedade, Desigualdade. A idéia que se tem de escola, que é um local que serve para aglutinar um conjunto de pessoas juntas em buscar de conhecimentos. Para alem disso, escola é local com regras estabelecidas devendo-as serem cumpridas, local com professores, servidores alunos, pais de alunos que formam a comunidade escolar. Ainda, espaço para debates, para socialização tanto dos atores envolvidos, assim como sua cultura. E ainda de grosso modo, a escola é o lócus para educar o individuo, e a proposta da educação é promover o conhecimento, para que esse sujeito possa elaborar reflexões subjetivas tal qual da sociedade ao qual pertence, alem de contribuir com a transformação da sociedade, supõe-se que a educação venha nortear as relações sociais, assim como contribuir para sua vocação e desejo de suas aptidões profissionais etc. E de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda, um dos conceitos de escola é estabelecimento o ou privado onde ministra ensino coletivo. Escola é uma instituição social que tem todas as características de outras instituições sociais de que participamos; nela a criança está inserida, está vivendo e passa boa quantidade de horas. Na escola, ademais, manifestam-se problemas e conflitos semelhantes aos que existem em outras instituições. Delval, p. 62.
. A proposta da criação da escola se baseia em difundir o conhecimento de tal sociedade em um processo dialético de mudanças e contradições. Se a educação se baseia em repassar os conhecimentos