relaçao trabalho e educação nos dias atuais
RESUMO
Este trabalho visa mostrar como era a educação no Brasil no período populista em 1945 e 1964.
Um fato marcante no período populista foi a criação do método Paulo Freire, um método revolucionário e pedagógico para alfabetização de jovens e adultos fora da idade escolar. Esse método propunha a alfabetização em cerca de 40 horas , usando o método do diário, educando e não usando mais a cartilha padronizada. Em relação a isto, foram criados projetos que até hoje ajudam jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar ou que tiveram que trabalhar muito cedo.
Palavras-chaves: Educação. Paulo Freire.Pedagogia.
1 INTRODUÇÃO Vivemos em uma sociedade dividida em classes, composta por dominantes e dominados. Esse tipo de sociedade exclui, por contato capital, a maioria da população no que diz respeito ao processo de alfabetização. As pessoas com poder aquisitivo elevado, ou com uma grande influência política-economica filtram informações a partir do seu interesse à grande massa, enquanto os dominados acreditam que não devem perder o seu tempo buscando os estudos. Diante de toda essa situação, devemos nos questionar ao que deve acontecer para que de fato o cidadão se torne mais consciente de sua realidade, e ainda como fazer ele perceber o quanto é dominado. A resposta não pode ser outra a não ser : EDUCAÇÃO. Na seqüência falaremos um pouco de Paulo Freire que foi um dos maiores, senão o maior educador brasileiro, que se destacou por seu trabalho na educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
2. Paulo Freire - Um Gigante na História da Educação Paulo Regulus Neves Freire (1921-1997) Autor de “Pedagogia do Oprimido” ,um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda