A bolsa Amarela
A Bolsa Amarela
Trabalho apresentado para a disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Letras Português – Inglês, 5ª etapa, da Faculdade de Jandaia do Sul, como requisito parcial para aprovação nesta disciplina.
Professor:
Jandaia do Sul/2013
Introdução
O presente trabalho pretende apresentar uma análise literária do livro de Lygia Bojunga Nunes A bolsa amarela (NUNES, 2002), uma dentre tantas obras premiadas, que recebeu o selo de ouro da Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e é considerada um clássico desse gênero literário. O livro de Lygia mostra como um exemplo na literatura infanto-juvenil que se desprende do caráter pedagógico, marcando a história das narrativas destinadas a esse tipo de público. Sem moral da história – como nas tradicionais fábulas – A bolsa amarela é o romance de uma menina que tem vontades, questiona o mundo dos adultos, faz descobertas e encontra a resposta para os seus amigos secretos, a personagem central constrói uma narrativa instigante e renovadora e faz o leitor mergulhar no mundo de fantasia da menina Raquel.
Bibliografia da Autora Lygia Bojunga Nunes nasceu em Pelotas, em 26 de agosto de 1932. O início de sua vida profissional foi como atriz, também se dedicando ao rádio e ao teatro, até voltar-se para a literatura. Casada com um inglês, viveu parte de seu tempo em Londres e parte no Rio de Janeiro. Suas obras compõem 21 livros. È considerada um dos maiores nomes da literatura infanto- juvenil, consagrada pela qualidade de sua obra por caracterizar a problemática da criança acuada dentro do núcleo familiar, como retrata A bolsa amarela. Tal o seu talento literário que foi premiada pela Fundação nacional do Livro Infantil e Juvenil, com A bolsa amarela e recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, em 1982, além de ter ganhado o