educação e sociedade
A maneira como agimos revela os nossos valores. Mas será possível mudar a nossa forma de pensar e de agir? Nós pensamos que sim, pois quando desenvolvemos nossa consciência crítica, podemos compreender melhor porque agimos de uma forma ou de outra e, assim, podemos fazer escolhas mais consistentes. Dessa forma, surgiram tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história educacional brasileira, constituindo a pedagogia liberal e a pedagogia progressista. Quanto à pedagogia liberal, é possível afirmar que:
Seleciona os conteúdos com a finalidade de adequar o indivíduo às necessidades do mercado.
Utiliza métodos que priorizam o diálogo e o professor deixa de ser o "dono" do saber para caminhar com o aluno.
Defende que o aluno pode modificar a própria realidade a partir do processo de compreensão, reflexão e crítica.
Estimula o aluno a ser sujeito de sua história
Parte de uma análise crítica da sociedade
QUESTÃO 01
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Nas comunidades primitivas a família é a base da organização social, todos os indivíduos compartilham da mesma visão de mundo e dos mesmos valores.
(2) Na antiguidade clássica o trabalho manual era realizado somente pelos escravos, enquanto os jovens, gregos aristocratas, se ocupavam de atividades como a música, a arte e a retórica.
(3) Na sociedade moderna a visão de mundo é marcada pela ênfase no indivíduo, o homem é visto como capaz de moldar o mundo a sua maneira, por meio das ciências e das suas habilidades para exercer o poder.
( ) A educação envolve-se no mundo do trabalho e passa a oferecer um ensino profissionalizante para atender os interesses das classes dominantes.
( ) A educação é exclusivamente informal, não existem escolas e a tarefa educativa é realizada pela família.