Educação e formação de adultos - conceito e perspetivas-
- Conceito e Perspetivas-
“A educação (formação) consiste, essencialmente, em criar condições para que, através do desenvolvimento global e harmónico de todas as suas capacidade e ao longo de todas as fases da sua existência (infância, juventude, idade adulta), o ser humano cresça até à sua plena realização como pessoas (educação permanente) e, em interação com todos os seus semelhantes, participe na construção e desenvolvimento da(s) comunidade(s) humana(s) de que faz parte (educação comunitária), dentro do contexto mais amplo em que se encontra inserido (educação ambiental ou ecossistémica)”
José Ribeiro Dias
-------------------------------------------------
Índice
-------------------------------------------------
Resumo
As transformações trazidas pela globalização, as mudanças nas estruturas familiares, o impacto das tecnologias, as tendências económicas, entre outras, oferecem, sem dúvida, grandes vantagens pois proporcionam um vasto conjunto de oportunidades. Mas são também um grande desafio aos indivíduos pois terão que adquirir novos conhecimentos para poderem usufruir destas mesmas oportunidades.
Sendo a educação um indicador essencial para a evolução e desenvolvimento das sociedades deveria, segundo Quintas (2008, p.5), colocar-se a educação e formação de adultos “como uma das prioridades das políticas educativas”.
A educação e formação de adultos tem como objetivo reforçar os níveis de qualificação escolar e/ou profissional do público adulto, a fim de certificar competências adquiridas ao longo da vida. As perspetivas de educação e formação de adultos permitem-nos compreender que o modelo andragógico, a reflexão critica, a aprendizagem transformativa e a responsabilidade social são fundamentais para que as instituições de ensino de adultos possam melhorar o sucesso educacional.
Palavras-chave: Educação e Formação de Adultos; Andragogia; Reflexão Critica, Aprendizagem Transformativa, Responsabilidade