Alfabetização para a Integração Social
Trabalho de Grupo realizado no âmbito da disciplina de Educação Social I
Magda Gonçalves, nº 50596
Sandrina Rodrigues, nº 42139
INTRODUÇÃO
No âmbito da Unidade Curricular Educação Social I, realizámos uma investigação acerca do tema Alfabetização. A escolha do tema foi livre, foram trocadas opiniões entre os elementos do grupo e escolhido o tema. Um tema o qual achamos interessante, uma vez que estamos no início do curso de Educadores Sociais, e temos como objetivo a aquisição e aprofundamento do conhecimento, e dar a conhecer um pouco mais sobre ele.
ALFABETIZAÇÃO
“Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras mas numa relação dinâmica que vincula a linguagem e realidade” (Paulo Freire).
ALFABETIZAÇÃO
A Alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto, a utilização de um código de comunicação pelo qual o individuo constrói a gramática e suas variações.
Segundo a Unesco (1972), a alfabetização visa favorecer a adaptação do Homem à transformação, a fim de que ele seja o agente e o fim para o desenvolvimento.
ALFABETIZAÇÃO
“Ninguém nasce feito. É experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos” (Paulo Freire).
A ORIGEM DA LINGUAGEM Á ESCRITA
A linguagem falada surgiu nos primórdios da nossa existência e está totalmente relacionada com a evolução de todas as criaturas e com o seu modo de se relacionar;
Atualmente são usadas entre 3000 e 6000 línguas, no mundo todo;
De acordo com especialistas, a linguagem pode ter tido origem quando os primeiros hominídeos começaram a cooperar, adaptando sistemas anteriores de comunicação, baseados em sinais expressivos a fim de incluir a teoria da mente, compartilhando assim a intencionalidade.
A ORIGEM DA LINGUAGEM Á ESCRITA
A linguagem escrita terá surgido pela