Educação e diversidade
Universidade Anhanguera – Uniderp
Educação e Diversidade
Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes.
Amanda Xavier de Souza
RA
Daline Coelho dos Santos
RA
Paula Maksud Diniz da Silva
RA
Rio Grande
1
2014
Etapa 1:
Durante todo o século XX e início do século XXI as lutas pela igualdade de gênero, étnico-racial e também pelo respeito à diversidade têm sido constantes.,todavia, o predomínio de atitudes e convenções sociais discriminatórias, em todas as sociedades, ainda é uma realidade tão persistente quanto naturalizada.
Porém o Brasil tem conquistado importantes resultados na ampliação do acesso e no exercício dos direitos, por parte de seus cidadãos. No entanto, há ainda imensos desafios a vencer, quer do ponto de vista objetivo, como a ampliação do acesso à educação básica e de nível médio, assim como do ponto de vista subjetivo, como o respeito e a valorização da diversidade. As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual, como também a violência homofôbica, são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira. A escola, infelizmente, é um deles.
Não bastarão leis, se não houver a transformação de mentalidades e práticas, daí o papel,estruturantes que adquirem as ações que promovam a discussão desses temam,motivem a reflexão individual e coletiva e contribuam para a superação e eliminação de qualquer tratamento preconceituoso. Ações educacionais no campo da formação de profissionais, como o curso Gênero e Diversidade na Escola, são fundamentais para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito.
A realização deste curso é resultado da parceria entre a Secretaria Especial de Políticas
2
3
Etapa 2:
4
Certo dia observei enquanto eles brincavam e pude perceber que as meninas brincando sempre excluíam uma das meninas nas brincadeiras, por motivos bobos, coisas de criança, no momento resolvia a situação e tudo ficava bem e a colega voltava a brincar com