Bioacumula o
Toxicologia
Ambiental
Aluno: Raphael Penso
Profª: Ariane Luckmann
TMA - SENAC
Bioacumulação
A bioacumulação é um processo que pode ser definido como a absorção e a retenção de substâncias químicas no organismo de determinado ser vivo. Esse fenômeno referese ao resultado da captação e nunca ao processo de captação.
O acúmulo de substâncias pode ocorrer em virtude da absorção de substâncias encontradas no meio ou através da alimentação do ser vivo. Quando a bioacumulação é resultado do contato com a substância no meio, dizemos que ocorreu umabioconcentração. Quando o processo envolve a alimentação, ou seja, a cadeia trófica, dizemos que ocorreu a bioamplificação.
A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar. Sendo assim, os organismos que estão no topo da cadeia alimentar apresentam mais acúmulo de substâncias, uma vez que acumulam também a substância presente nos organismos que serviram de alimento.
Como a bioacumulação pode afetar a cadeia alimentar do ser humano?
A bioacumulação, acontece quando um elemento químico se acumula em elevadas concentrações nos organismos dos seres vivos, vem chamando a atenção de especialistas nas áreas de saúde e meio ambiente. O processo pode ocorrer de forma direta, a partir do meio ambiente, ou indireta, quando ocorre por meio de alimentação.
Fontes saudáveis de proteína, vitaminas e minerais, os animais aquáticos são um dos principais transmissores da bioacumulação. A água contaminada por metais pesados leva à absorção dos elementos por seres aquáticos, dando início a um ciclo de contaminação em toda a cadeia alimentar do homem. Isso porque, a cadeia é constituída de três principais níveis: os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores, e é responsável pela transferência de energia e de nutrientes. Processo da
Bioacumulação:
A contaminação dos poluentes começa nos