Educação a distancia
Num contexto em que o conhecimento é o grande diferencial de mercado e a educação tem um papel estratégico nas empresas, o treinamento a distancia aparece como ferramenta sob medida para o ensino corporativo porque possibilita a aprendizagem de forma autônoma, flexível e a um custo competitivo.
Para atender aos novos desafios da competitividade global, as organizações vêm enfrentando uma série de rupturas em seus paradigmas e se vêem compelidas a implantar novos modelos de gestão que privilegiem o desenvolvimento de seus talentos humanos.
Com o advento da informática e das tecnologias da informação, o ensino a distância tornou-se um tema de grande relevância e destaque nas áreas de recursos humanos das empresas. Esta nova ordem está mudando a maneira como os negócios funcionam, o modo de trabalho das pessoas e, também, está reformulando as expectativas, necessidades, e oportunidades educacionais e de aprendizado. Com isso, um novo paradigma de competitividade está surgindo e trazendo consigo novos desafios relacionados com o negócio, com as relações de trabalho e com os recursos humanos (RH).
De acordo com Castro (1999), estudos e pesquisas mostram que as necessidades inerentes ás organizações preocupadas com a criação de conhecimento e com aprendizagem contínua, abrangem a gestão de inúmeras variáveis, dentre elas a informação, o ambiente de trabalho e o preparo dos empregados, o que demanda uma mudança na visão tradicional da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Com base nesses desafios surge a necessidade de melhorar a efetividade do capital humano das empresas, ou seja, propiciar uma melhor capacitação e desenvolvimento contínuo de pessoal. Isto está provocando um aumento de demanda por novos conhecimentos, competências e habilidades, uma vez que o conhecimento cada vez mais se transforma em um produto de rápida obsolescência, impondo a necessidade de um aprendizado constante.
Se antes existiam muitas resistências e pré-conceitos