Educação a distancia
É uma modalidade de ensino, onde professores e alunos na maior parte do tempo não estão juntos fisicamente, mas podem estar conectados através de vídeo conferencias ou interligados por tecnologias, principalmente como a Internet. E também podem ser utilizados o correio, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
Hoje temos a educação presencial, semipresencial e educação a distância. A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semipresencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
A educação a distância pode ser feita através dos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação. Existem instituições em sistemas semipresenciais que se utilizam de vídeos conferencias em tempo real onde temos um link direto com o professor para tirar dúvidas nos momentos presenciais, outras instituições utilizam-se de aulas gravadas a meu ver as instituições que utilizam as vídeos conferencias são mais dinâmicas no processo de aprendizagem.
As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação à distância, o que deveria ser