Educação "versus" massificação
De
Geografia
Terremoto ou Sismo
Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmentemetano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades deenergia sob a forma de ondas sísmicas.
Basicamente, sismo é a ocorrência de uma fratura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra[1]
Os grandes sismos, quando ocorrem em zonas habitadas e têm efeitos catastróficos, são popularmente designados pelos termos terremoto (português brasileiro) ou terramoto (português europeu) . Para os pequenos sismos se costuma usar abalo sísmico ou tremor de terra[1]. Se um sismo abala zonas não habitadas, não são nunca usados os termos "terremoto" ou "terramoto", também não se usa estes termos em contextos científicos e da área de proteção civil.
Causas e consequências:
Dentre as conseqüências que os terremotos provocam podemos citar: abertura de falhas que variam de centímetros a quilômetros, tsunamis, deslizamento de terras, alterações na rotação da Terra e prejuízos econômicos.
Terremoto de 2010-Haiti Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude sísmica 7,0 na escala de magnitude de momento[7] (7.3 na escala de Richter[8]), atingiu o país a aproximadamente 22 quilômetros da capital, Porto Príncipe. Em seguida, foram sentidos na área múltiplos tremores com magnitude em torno de 5.9 graus. O palácio presidencial, várias escolas, hospitais e outras construções ficaram destruídos após o terremoto e estima-se que 80% das construções de Porto Príncipe foram destruídas ou seriamente danificadas. O número de mortos não é conhecido com precisão. Em 3 de fevereiro, o Premiê Jean-Max Bellerive afirmou que já passa de 200 mil o número de óbitos, e o número de desabrigados pode chegar aos três milhões.