Industrialização
Industrialização da América latina
Trabalho apresentado ao componente de geografia, ministrado pelo professor Renato para obtenção parcial de nota no curso ensino médio Escola Técnica Estadual Etec Cotia.
sumario:
Industrialização da América Latina 4
Brasil, México e Argentina. 5
Atualmente 5
Indústria 6 Indústrias Tradicionais 6 Indústrias de Beneficiamento 6
ESTADO CONTROLADOR 7
Conclusão 9
REFERENCIAS: 10
Industrialização da América Latina
América Latina engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Vale ressaltar que, na América, existem vários territórios que não são independentes e que, portanto, não podem ser considerados países, embora sejam latinos (como o Québec, vários estados meridionais dos Estados Unidos, a Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Porto Rico, São Martinho Francês e São Pedro e Miquelão.). Os países que integram a América Latina possuem semelhanças quanto à condição de subdesenvolvimento, tais como economia fragilizada e atrasada, problemas sociais e políticos.
Na América Latina era desenvolvida a agricultura de subsistência, incluindo ainda caça, pesca e coleta. Com a chegada dos colonizadores europeus, grande parte dos países latinos passou a cultivar produtos destinados à exportação, com o objetivo de obter lucro. São identificadas duas formas de produção, uma destinada ao mercado externo (monocultura) e outra direcionada ao abastecimento interno (policultura).
O processo de industrialização na América Latina foi tardio, pois eles ingressaram na industrialização quase cem anos depois da primeira revolução industrial são países relativamente atrasados em relação a países da Europa como Inglaterra e França e de alguns países da América como os Estados Unidos, e da Ásia como o Japão.
Durante o