Apresentação dirichlet
Johann Peter Gustav “Lejeune Dirichlet” “Lejeune Dirichlet” é um apelido, que se deve a origem de sua familia da cidade de Richelet na Belgica,“Lejeune Dirichlet” significa “o jovem de Dirichlet”
Nascido em 1805 em Düren e falecido em 1859 em Hanover, foi um matemático alemão a quem se atribui a moderna definição formal de função, seu pai era chefe dos correios em Düren. Foi educado na Alemanha e na França, onde foi aluno dos mais renomados matemáticos da época.
Com 12 anos, Dirichlet desenvolveu uma paixão por matemática, no Ginásio, ele era um aluno modelo. Com 16 anos, já havia completado as qualificações de sua escola e estava pronto para entrar na universidade. No entanto, as normas em universidades alemãs não eram altas, então Dirichlet decidiu estudar em Paris. É interessante notar que alguns anos mais tarde, as normas em universidades alemãs se tornaria as melhores do mundo sobre influência de Dirichlet.
Impulsionado pelos melhores professores de matemática na época, como Laplace, Lacroix e Poisson, Em seu primeiro trabalho sobre o Último teorema de Fermat, ganhou fama instantânea. - NO SLIDE DETALHES
Dirichlet foi casado com Rebecca Mendelssohn neta do filósofo Moses Mendelssohn. Em honra Lejeune Dirichlet, a “Função de Dirichlet” fornece um exemplo de função que é descontínua em todos os pontos do domínio.
Contribuições para a matemática, além de ser bem conhecido pelos seus trabalhos sobre condições para a convergência de série trigonométrica. A Distribuição de Dirichletm, que é uma distribuição discreta multivaridada com um parâmetro (vetorial) (a) não-negativo e real - NO SLIDE DETALHES
Outras contribuições para a matemática, Dirichlet escreveu sobre a existência de primos, em uma progressão aritmética dada, Pouco depois de publicar este artigo Dirichlet publicou dois trabalhos sobre a teoria analítica dos números.
E finalizando ainda em contribuições para a matemática, Dirichlet Trabalhou