bibliografia hilbert
David Hilbert foi um matemático alemão. Foi reconhecido como um dos matemáticos mais influentes e universal do século 19 ao início do século 20. Nascido na província da Prússia seja em Königsberg, atualmente Kaliningrado. O primeiro de dois filhos de Otto e Teresa Maria.
Hilbert descobriu e desenvolveu uma ampla gama de ideias fundamentais em muitas áreas, incluindo a teoria dos invariantes e a axiomatização da geometria. Dinâmico e com ideias notavelmente originais, participou de quase todos os Congressos Internacionais de Matemática. Em 1899 publicou os "Fundamentos da Geometria", que exerceu grande influência sobre a Matemática do século XX. Ele também formulou a teoria de espaços de Hilbert, um dos fundamentos da análise funcional. Divulgou um importante trabalho sobre equações integrais (1909) de grande importância para o desenvolvimento da matemática do século XX, criando a análise funcional. Também desenvolveu o espaço infinito-dimensional, hoje chamado espaço de Hilbert, e contribuiu para o desenvolvimento da teoria cinética dos gases e a teoria da radiação.
Hilbert interessou-se por todos os aspectos da Matemática Pura, contribuindo para a Teoria dos Números, Lógica Matemática, Equações Diferenciais e também para a Física Matemática, sendo considerada uma figura importante de transição entre os séculos XIX e XX.
Hilbert é frequentemente considerado como um dos maiores matemáticos do século XX, no mesmo nível de Henri Poincaré. Hilbert adotada e defendida calorosamente Georg Cantor 's a teoria dos conjuntos e números transfinitos. Um exemplo famoso de sua liderança em matemática é a sua apresentação 1900 de um conjunto de problemas que definem o curso para grande parte da investigação matemática do século 20. Hilbert percebeu que nem todos os termos podem ser definidos e por esta razão iniciou sua Geometria com três objetos não definidos - ponto, reto e plano e seis relações não definidas estar sobre, estar em, estar entre. Hilbert