Doenças
Amebíase
Amebíase é uma doença endêmica em grande parte do território brasileiro e amplamente disseminada por todo o mundo.
Agente causador: é o protozoário Entamoeba histolytica, um típico exemplo de protozoário rizópoda, isto é, protozoa destituído de flagelos ou cílios.
Transmissão: Eliminados com as fezes pelas pessoas doentes, os cistos contaminam a água dos rios e, levados por esta ou pela poeira e pelas moscas, baratas e outros animais, também contaminam frutos, verduras e diversos alimentos, permitindo o alastramento dessa protozoose.
Ciclo: As amebas se desenvolvem ou proliferam notadamente no intestino grosso, embora possam ser encontradas também no intestino delgado.
Sintomas: diarreia.
Prevenção: Há medicação específica para essa doença. Mas a profilaxia depende também de: cuidados pessoais de higiene, limpeza das mãos e dos alimentos, saneamento básico nas regiões onde a pobreza e a promiscuidade facilitam a dispersão da endemia.
Cólera
Agente causador: vibrião colérico , uma bactéria na forma de vírgula.
Transmissão: Ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. As precárias condições de saneamento básico (abastecimento de água potável e sistemas de esgoto) são as principais causas de propagação do cólera.
Sintomas: diarreia intensa, desidratação, dor abdominal. Pode ocorrer morte.
Prevenção
Saneamento básico
Instalações sanitárias adequadas
Tratamento dos doentes
Educação sanitária
Higiene alimentar
Leptospirose
Agente causador: doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira.
Transmissão: pela água e alimentos contaminados pela urinas de animais, principalmente o rato. É uma doença muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteção em águas contaminadas.
Sintomas: febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes