resenha - Educação com prática de liberdade
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Aluna: Raquel Jerez
2013.1
EDU 1794
Educação de Jovens e Adultos
Segundo trabalho G1
Tema: Resumo Crítico de um livro de Paulo Freire
RESUMO CRÍTICO
1. DADOS:
Autor – Paulo Freire
Título do livro – Educação como prática de liberdade
Local da Edição – Rio de Janeiro/ Editora - Paz & Terra/ Ano - 1967
Número de páginas - 157
2. RESUMO DO LIVRO: Neste resumo crítico tenho a pretensão de apresentar as reflexões e avaliações elaboradas por Freire em seu ensaio “Educação como Prática da Liberdade”, em que o autor expõe o "Método" de Alfabetização de Adultos de maneira meticulosa, contextualizando historicamente a proposta e exibindo seus pressupostos filosóficos e políticos. A obra tem como porta de entrada uma carta aos leitores escrita por Francisco C. Weffort, onde este discorre sobre a visão de educação tida por Freire e as questões políticas embrenhadas nesta visão. Weffort afirma que, embora neste livro possamos encontrar escritos detalhados acerca do método freiriano, ele não se resume a isto. A educação na visão de Paulo Freire deve realizar-se como prática da liberdade. Os caminhos da libertação só estabelecem sujeitos livres e a prática da liberdade só pode se concretizar numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica.
Weffort destaca as experiências do método na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 45 dias. Entre junho de 1963 e março de 1964, desenvolveram-se cursos de capacitação de coordenadores em várias capitais dos estados.
No início de 1964, estava prevista a instalação de 20.000 círculos de cultura para dois milhões de analfabetos. O Golpe Militar interrompeu os trabalhos e reprimiu toda a mobilização popular já conquistada. Paulo Freire ficou detido por 70 dias