EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Segundo o autor, a educação é um fator essencial na vida do homem e da sociedade, tornando um elemento permanente na sociedade como um todo. Sendo um processo contínuo, ela ultrapassa os limites do saber e a simples aquisição do conhecimento. Ela faz parte da cultura de cada indivíduo, se desenvolve por meio das manifestações culturais existentes na sociedade e é através da prática da mesma que conquistamos os diversos espaços.
A Educação abrange não somente os espaços escolares, como também é fundamental no campo social, direcionada ao indivíduo e possibilitando uma visão melhor sobre os aspectos: cultural, político e social, permitindo ao mesmo uma maior concepção de mundo.
A Educação é considerada formal quando é estabelecida pelo governo como educação padrão. Ela acontece em ambientes escolares, é parametrizada. Nela o professor tenta compartilhar o conhecimento que tem para o aluno, com a ajuda de livros e materiais de apoio.
A educação não formal são práticas sócio-educativas que acontecem em ambientes não escolares, ela vai além das organizações não governamentais e seus espaços são múltiplos: bairros, associações, igrejas, sindicatos, etc. . Ela vem tomando forma e espaço historicamente e tornando-se um instrumento essencial na dialógica dos saberes, abrangendo uma dimensão de conhecimentos que vão além dos conteúdos formais.
A educação formal tem objetivos bastante claros e específicos como o de socializar o indivíduo dentro das normas da sociedade. A Escola/Universidade geralmente simbolizam a educação formal.
A Escola se divide em pequenas frações e baseadas na idade cronológica formam-se as classes. Estas por sua vez estão condicionadas a normas de comportamentos próprios como: horário, conduta, cadeiras específicas para cada aluno, etc. A Educação neste sentido tem exigências claras. O aluno mostra por meio de exames