Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO - PEDAGOGIA
7º Semestre
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares”, sob orientação do professor-tutor a distância Ma. Clotilde Pires Bastos.
A educação Não-formal e Educação
Profissional
O Significado de Educação não-formal
Segundo Gadotti, (Mova Por Um Brasil Alfabetizado, ano 2008 - p.71) sobre a educação não-formal, “Gostaria de definir por aquilo que ela é, pela sua especificidade e não por sua oposição à educação formal. Gostaria também de demonstrar que o conceito de educação ultrapassa os limites do ensino escolar formal e engloba as experiências de vida, e os processos de aprendizagem não-formais, que desenvolvem a autonomia tanto da criança quanto do adulto”. A educação não-formal diz respeito ao aprendizado da cidadania, que ocorre no nosso cotidiano através das experiências que vivemos. O convívio em sociedade requer das pessoas que dela fazem parte mais do que somente a permanência em grupo, necessita para seu bom funcionamento a existência de organização e entendimento de conceitos indispensáveis a vida em coletividade, bem como o conhecimento destes fatores por parte dos componentes do grupo social, portanto, podemos citar o exercício da política, dos direitos a cidadania, a capacitação dos indivíduos para o trabalho, desenvolvimento de habilidades, organização com fins comunitários, capacitação crítica e reflexiva e a educação desenvolvida pela mídia, em especial a eletrônica entre outros como sendo exemplos de educação não-formal.
Há algumas décadas atrás, quando boa parte da sociedade não era alfabetizada, o conhecimento popular era resultado do aprendizado para a vida conquistado através de experiência nas relações. Segundo o dicionário Wikipédia, “A educação não formal