Educação profissional e cidadania
DANIEL ANTUNES MATOS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CIDADANIA E TRABALHO
Lages
2008
DANIEL ANTUNES MATOS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CIDADANIA E TRABALHO
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o Curso de Formação Continuada para o Magistério Superior.
Orientadora : Arleide Wolff Camargo
Lages
2008
RESUMO
O objetivo deste trabalho consta, sobretudo em estabelecer as conexões entre o recente aumento no uso relativo de trabalhadores qualificados (em comparação aos não qualificados) e medidas de tecnologia, com especial enfoque para a manufatura brasileira nas últimas duas décadas.
Assim, é trazida à tona a relevância para o mundo do trabalho a questão da qualificação profissional, conceituando-a e correlacionando-a com a possibilidade de auxiliar o trabalhador na busca do emprego e, especialmente, na manutenção do emprego.
O discurso da qualificação profissional, como instrumento ideológico, desempenha duas funções simultâneas: explica socialmente as dificuldades de se conseguir um posto de trabalho e responsabiliza o próprio trabalhador pela sua condição de desempregado. Ao imputar-lhe a falta das novas habilidades necessárias ao trabalho e às novas tarefas, esse discurso promove a desqualificação do trabalhador, gerando um movimento de exclusão.
Palavras chaves: Trabalho. Emprego. Desemprego. Qualificação profissional.
ABSTRACT
The main goal of this paper on is to investigate the relationship between skill upgrading and measures of technology, with emphasis on Brazilian manufacturing for the last two decades.
Thus, the relevance for the world of the work of the professional qualification is brought up, appraising it and correlating it with the possibility of assisting the worker in the job search and, especially, in the maintenance of the job, diminishing the rotation of the labor.
As an