Educação Popular
1)
a. baixa idade média, período este caracterizado principalmente pelo surgimento de uma nova classe social, a burguesia.Dedicados ao comércio,os burgueses dinamizaram a economia,com isto houve o reaviamento das cidades ,do comércio e da política. Já que na alta idade média predominava o feudalismo.
A. Com o crescimento das cidades devido ao êxodo rural e com o aquecimento do comércio, começaram a se preocupar mais com o conhecimento. Dessa forma houve o surgimento das universidades, que eram compostas por 4 divisões,a faculdade corte, onde a educação acontecia de forma mais geral,a faculdade de direito,medicina e teologia, em que trabalhavam o conhecimento especifico. De uma forma geral,havia mais acesso e não se restringiam tanto aos conhecimentos teológicos
2) A educação medieval estava voltada á Deus, onde a igreja preocupa-se principalmente em ensinar seus dogmas,como por exemplo, de onde viemos, quem nos criou, o que é certo e o que é errado. Ainda hoje, de acordo com a citação do Papa Pio Xl, é perceptível que isso ainda está muito presente na forma de educar, já que a educação tem como finalidade a formação do cidadão, ensinando-o como se comportar e os conhecimentos de forma geral o que implica diretamente no fim sublime.
3) Há 1000 anos aproximadamente havia duas correntes filosóficas distintas, a patrística e a escolástica, ambas possuíam concepções religiosas.Porém, a patrística teve como objetivo consolidar o papel da igreja católica e propagar suas ideias de cristianismo, como: a criação do mundo por um Deus... A escolástica se preocupava em aliar a razão e a ciência aos ideias da igreja. Hoje há um forte influência dessas correntes, na teoria do evolucionismo e criacionismo. Portanto é notável a forte influência do período medieval na educação atual, principalmente, quando tratam a educação como um instrumento básico do homem para se chegar ao conhecimento.