Educação Popular
Centro de Ciências da Educação – CED
Disciplina: Educação Popular
Professora: Maristela Fantin
Acadêmica: Daniela Regina de Macedo
Trabalho final da disciplina Educação Popular, tema escolhido: Parque da luz.
Ponto verde na cidade grande
Minha escolha
A escolha do tema para o meu trabalho final da disciplina de Educação Popular foi imediata, pois ao conhecer o Parque da Luz fiquei encantada com o lugar maravilhoso que existe no meio urbano, e que ainda era desconhecido por mim.
No meu primeiro contato visual com o Parque relembrei toda a minha infância, onde passei a maior parte dessa fase pendurada em árvores, fazendo as minhas expedições e sempre com contato direto com a terra.
O que me encantou não foi apenas o verde do Parque, mas também o mirante, que tem uma vista deslumbrante da Ponte Hercílio Luz, do mar e é claro dos prédios, que em conjunto formam uma paisagem equilibrada e boa de admirar.
Informações do Parque da Luz
O Parque da Luz (que já foi chamado de A Colina da Vista Alegre e Morro do Barro Vermelho) está localizado nos altos da Rua Felipe Schmidt na cidade de Florianópolis, e conta com uma área verde de 37.435 m².
Em 1840 o terreno foi destinado as Irmandades e Ordens religiosas, e a primeira “função” desse espaço foi de abrigar o primeiro cemitério de Florianópolis até o ano de 1903, e o espaço também já foi utilizado como um aterro de lixo.
De 1903 até o ano de 1990 a área ficou abandonada e teve como primeiro projeto virar a sede da Prefeitura Municipal, mas com o movimento contrário da população o projeto foi esquecido. Em 2001 foi o inicio dos plantios e ajardinamento do local, e em 2002 o espaço foi destinado a ser uma área ambiental e de lazer para a população, virando assim o Parque da Luz.
O Parque da Luz desde o seu inicio não ganhou muito apoio dos poderes políticos, e por conta disso já em 1997 foi criada a Associação dos Amigos do Parque da Luz (AAPL) que é