educação popular
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU
CURSO DE PEDAGOGIA
GIRLEYDE MARIA DE OLIVEIRA
CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DA REALIDADE DE CRIANÇAS CARENTES NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Caruaru– 2013
GIRLEYDE MARIA DE OLIVEIRA
CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DA REALIDADE DE CRIANÇAS CARENTES NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Pesquisa apresentada por Girleyde Maria de Oliveira, 3º Período de Pedagogia, B/ Disciplina INTRODUÇÃO À PESQUISA I, sob orientação da Professora Neide Valones.
Caruaru – 2013
2. SUMÁRIO
1. JUSTIFICATIVA
2. OBJETIVOS:
2.1. OBJETIVO GERAL;
2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4. ANTECIPAÇÕES METODOLÓGICAS
5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
6. REFERÊNCIAS
1. JUSTIFICATIVA
O presente trabalho tem por objetivo analisar a educação sistemática de crianças carentes nas turmas de Educação Infantil que enfrentam dificuldades para aprender. Os projetos sociais dão oportunidades a essas crianças, pois, a partir de sua realidade, muitas vezes não é possível que elas sejam inseridas em creches ou escolas privadas, principalmente durante essa faixa etária. E, ao invés dessas crianças ficarem nas ruas, elas podem desenvolver suas habilidades, ter acesso ao conhecimento e, a partir desse desenvolvimento, construir ou reconstruir saberes, nesses locais de ensino com base na própria realidade.
As dificuldades e justificativas são inúmeras por parte dos pais e responsáveis, ou a partir do próprio contexto social em que vivem, pois muitas crianças precisam trabalhar para ajudar a sustentar a família, mesmo ainda muito pequenas. Outras, pela distância, por morar longe do local de estudo, entre tantas situações que impedem as crianças de estudar.
Os projetos sociais são elaborados tendo como base a realidade de famílias e as necessidades que elas possuem. Para a elaboração desses projetos são