Ciência dos materiais
Engenharia Química
Estrutura do átomo
A estrutura do átomo consiste basicamente em um núcleo muito pequeno composto por prótons e nêutrons e ao seu redor circulam elétrons sempre em movimento. Cada elemento é caracterizado pelo número de prótons no seu núcleo ou o seu número atômico(z). A massa atômica (A) pode ser expressa como a soma das massas de prótons e nêutrons no núcleo. Embora o número de prótons seja o mesmo no átomos do elemento, o seu número de nêutrons (N) pode ser diferente, ocasionando massas atômicas diferentes, estes então, são chamados isótopos.
Modelo atômico (Bohr)
No modelo de Bohr, assume-se que elétrons orbitam ao redor do núcleo atômico em orbitais distintos, onde cada elétron é mais ou menos bem definida em termos de seu orbital. Cada elétron possui uma quantidade de energia, para possuírem energia, precisam realizar o chamado salto quântico, e para uso precisam absorver ou emitir energia. O modelo de Bohr representa uma tentativa inicial para descrever os elétrons nos átomos, em termos tanto da posição (orbitais eletrônicos) como da energia (níveis de energia quantizada).
Números Quânticos
Cada elétron em um átomo é caracterizado por 4 parâmetros conhecidos como números quânticos. Os níveis energéticos de Bohr se separam em subcamadas eletrônicas e os números quânticos definem o número de estados em cada uma dessas subcamadas. As camadas são especificadas por um número quântico principal n, que pode assumir números inteiros a partir da unidade: algumas vezes essas camadas são designada pelas letras K, L, M, N, O, e assim por diante, que correspondem, respectivamente a n= 1, 2, 3, 4, 5,.... Esse número quântico indica a distância de um elétron ao núcleo, ou à sua disposição. O segundo número quântico, l, designa subcamada, que é identificada por uma letra minúscula – um s, p, d ou f, ele está relacionado à forma da subcamada eletrônica. O terceiro número quântico, ml, determina o número de