EDUCAÇÃO PERMANENTE, EDUCAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS.
EDUCAÇÃO PERMANENTE, EDUCAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS.
PAU DOS FERROS
2013
Embasados nos estudos realizados na disciplina “Educação Permanente e Multiculturalismo”, percebemos que na contemporaneidade vem acontecendo mudanças nas formas como ocorre o processo educativo e como a mesma é concebida, isso sucede devido às reformulações advindas do contexto social, cultural, familiares e religiosos. Neste contexto de transformações, surgem processos educativos diferenciados, que auxiliam os indivíduos na aquisição de novos conhecimentos. Neste texto, evidenciaremos a Educação Permanente; Educação Continuada; e Educação ao Longo da Vida, onde apresentaremos concepções e práticas das referidas formas educativas.
Começaremos destacando as concepções e práticas da Educação Permanente, na qual surgiu em meio às diversas mudanças ocorridas no mundo atual, a mesma tem o propósito de auxiliar o individuo a adaptar-se a estas mudanças, pois essa modalidade de educação encontra-se presente durante toda a nossa vida, auxiliando na formação humana, sendo mais abrangente ao comparamos a outras formas de educativas. No desenvolvimento da educação permanente encontramos na sua prática o desenvolvimento pessoal, educação humana e formação profissional voltada para os aspectos humanista, ultrapassando a formação profissional convencional.
Diferente da educação permanente, a educação continuada é aquela destinada para formação profissional do individuo, preparando especificamente para o mercado de trabalho, deixando de lado, os aspectos da formação humana. A mesma tem o propósito central de função qualificadora, dando suporte à vida inteira para o individuo formar-se e prepara-se para enfrentar as diversidades encontradas no mundo profissional, também destacamos que a referida educação oferece subsídios necessários para o sujeito adequar-se ao trabalho designado e na construção de valores e